Artigo Produção Nacional

João Calvino e a reforma do século XVI: educação para os pobres

2016; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 42; Linguagem: Português

10.22351/nepp.v42i0.2664

ISSN

1678-6408

Autores

Almir Paulo dos Santos, Vanessa Raquel Corrêa Dãun,

Tópico(s)

Religious Education and Schools

Resumo

O objetivo deste trabalho e analisar as elaboracoes educacionais propostas e concretizadas por Joao Calvino, inseridas no movimento reformador do seculo XVI, verificando como o reformador frances concebia a educacao para os pobres. Este trabalho e, entao, um estudo de carater bibliografico sobre as elaboracoes teoricas de Calvino, elaboracoes essas que deram inicio a um sistema escolar autonomo e academico, fundamentado por um modelo humanistico e de bases teologicas desse reformador protestante. Trata-se de um sistema educacional do seculo dezesseis que proporciona uma pedagogia de inclusao social. Sua maior contribuicao foi, pois, desenvolver um pensamento critico sobre a desigualdade social de seu tempo e interagir com essa realidade no sentido de modifica-la mediante a proposta de um protestantismo politicamente ativo, intimamente vinculado ao bem comum.

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