Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE LEITE CONDENSADO

2015; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais; Volume: 70; Issue: 6 Linguagem: Português

10.14295/2238-6416.v70i6.432

ISSN

2238-6416

Autores

Ana Laís Andrade Gaspardi, Jéssika Michelli, Clara Gonçalves de Pontes, Lara de Andrade Oliveira, Natali Alcântara Brandão, Mariana Borges de Lima Dutra,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O Brasil se destaca pela grande produção e consumo de leite condensado. As indústrias nacionais possuem alta tecnologia de fabricação, oferecendo produtos com alto valor agregado e possibilitando ao consumidor diversas opções de marcas, preços e qualidade. Este trabalho teve como objetivo verificar se existe diferença sensorial (ao nível de 5% de significância) quanto à aceitação de 6 amostras de leite condensado comerciais. As amostras foram avaliadas por 120 consumidores, recrutados voluntariamente, pelo teste de aceitação. Os resultados da ANOVA mostraram que as amostras C, D, E e F apresentaram aceitação significativamente superior (p ≤ 0,05) às demais na escala hedônica, enquanto a amostra A obteve menor aceitação em relação a todos os atributos relacionados na escala hedônica. O teste de intenção de compra demonstrou que as amostras C e F obtiveram as maiores frequências de intenção de compra positiva. O Mapa de Preferência Interno confirmou os resultados da ANOVA e do teste de intenção de compra indicando uma maior preferência dos provadores pelas amostras C e F. As amostras adquiridas foram fabricadas com os mesmos ingredientes, no entanto, pressupõe-se que as diferenças sensoriais ocorreram devido a qualidade das matérias-primas utilizadas e devido aos diversos processos de elaboração do produto de cada empresa. Este fato prova que é necessário controlar a qualidade da matéria-prima e o tipo de processo utilizado para a obtenção do produto, pois estes parâmetros podem influenciar a aceitação sensorial dos consumidores. A qualidade e a padronização do produto final é um fator primordial para manter a produtividade e a competitividade de mercado.

Referência(s)