Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção de weblog como ferramenta para o ensino do uso racional de medicamentos no curso de Farmácia

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2016.2104

ISSN

2358-6338

Autores

Joyce Costa Melgaço Faria, Daniela R. Junqueira, Raissa Carolina Fonseca Cândido, Cristiane Aparecida Menezes de Pádua, Alba Valéria Souto Melo Moraes, Alessandra Caroline Montes Frade, Daniela Franco da Silva, Érika P. S. Santos, Louise C. O. Santos, Mariana F. L. Nascimento, Weverton T. Silva, Alessandra Rezende Mesquita, Édson Perini,

Tópico(s)

Dental Research and COVID-19

Resumo

A informação correta é determinante na qualidade do uso de medicamentos e na tomada de decisões em saúde. Assim, é fundamental a formação de profissionais capazes de interpretar a evidência científica sobre medicamentos, transformando-a em informação de fácil acesso. Nesse sentido, o Centro de Estudos do Medicamento (CEMED) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove a formação voltada para o uso racional de medicamentos, utilizando a divulgação de informações por meio de weblog (Blog do CEMED). A publicação no weblog depende do papel ativo dos discentes, os quais devem identificar as fontes de informação, selecionar os temas e elaborar, corrigir e divulgar as matérias. O blog tem registrado um movimento intenso de consulta, impulsionado pela interatividade das redes sociais. A iniciativa demonstra a evidente demanda por informações na área e se apresenta como importante recurso pedagógico, favorecendo o desenvolvimento de competências como avaliação crítica da literatura, comunicação escrita e trabalho em equipe.

Referência(s)