Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OLIMPÍADA DE CARTOGRAFIA DE ÂMBITO NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 68; Issue: 7 Linguagem: Português

10.14393/rbcv68n7-44371

ISSN

1808-0936

Autores

Angélica Carvalho Di Maio, Luis Augusto Köenig Veiga, Juliana Menezes, Silvana Philippi Camboim, Marli Cigagna Wiefels, José Maria Pereira da Silva, Maria Cecília Bonato Bradalize, Kellen Milene Gomes e Santos, Juliana Marques de Souza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A I Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) teve como principais objetivos estimular a prática das Ciências nas escolas, em especial a Cartografia; prover aos professores conhecimento e ferramentas visando um ensino dinâmico e participativo em áreas que utilizam o conteúdo cartográfico; prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe; e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias. A dinâmica de uma olimpíada é um desafio, e desafios são incentivos para melhorar o rendimento escolar de estudantes. A I OBRAC teve abrangência nacional, sendo direcionada a alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada e está disponível em: www.olimpiadadecartografia.uff.br. Cada escola participante formou uma equipe com 4 alunos e um professor, o chefe da equipe. A OBRAC foi executada em 4 etapas conforme o regulamento: a 1ª e a 2ª etapas foram realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle, onde ocorreu dois tipos de testes: teórico (etapa 1) e prático (etapa 2). A pontuação na etapa 1 consistiu em apurar o número de respostas corretas e o limite de tempo para o teste,estabelecendo uma fase de eliminação.No teste prático, as equipes, classificadas tiveram duas tarefas: construir um instrumento cartográfico (por exemplo, uma nova leitura do teodolito, bússola, pantógrafo, odômetro, astrolábio, nível, etc) com material reciclado, e elaborar um mapa da região da sua escola sobre questões ambientais ou aspectos históricos e culturais.Na 2a etapa foram produzidos vídeos sobre as atividades desenvolvidas e o envolvimento das equipes. A 3a e 4a etapas foram presenciais para as 3 equipes vencedoras (1a e 2a etapas). Estas participaram da etapa final no Rio de Janeiro, onde participaram de cursos, visitas técnicas, além de realizar uma prova teórica presencial e uma corrida de orientação. A equipe vencedora da etapa final (3a e 4a etapas) foi a campeã da I Olimpíada Brasileira de Cartografia. Algumas análises estatísticas,no âmbito do ensino de Cartografia, puderam ser feitas com base nas provas realizadas pelos alunos participantes.

Referência(s)