Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino-aprendizagem na Área da Educação Contábil: Uma Investigação Teórico-Empírica

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24212/2179-3565.2016v7i3p55-72

ISSN

2179-3565

Autores

André Gilioli, Maria Cristina Alves Cassaro, Fernando de Almeida Santos, Patrícia Amaral, Ricardo Lopes Cardoso, Gideon Carvalho de Benedicto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo visa entender quais métodos e didáticas de ensino são utilizados pelos Professores de Contabilidade na graduação, quais os fatores que influenciaram as escolhas de tais métodos e classificar os perfis dos professores de acordo com os aspectos didáticos classificando também suas competências. O presente trabalho teve como fundamento teórico os estudos de Nérici (1985) e Krasilchik (1987). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com 56 docentes de 11 instituições de ensino da região de Campinas-SP. Como resultado, pode-se confirmar, dentre alguns aspectos, que as aulas expositivas e práticas são os métodos mais utilizados. Os fatores que mais influenciam tais escolhas referem-se aos recursos disponíveis e aos tipos de disciplinas. Na autoclassificação, o perfil educador foi o mais citado.

Referência(s)