
Ensino-aprendizagem na Área da Educação Contábil: Uma Investigação Teórico-Empírica
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24212/2179-3565.2016v7i3p55-72
ISSN2179-3565
AutoresAndré Gilioli, Maria Cristina Alves Cassaro, Fernando de Almeida Santos, Patrícia Amaral, Ricardo Lopes Cardoso, Gideon Carvalho de Benedicto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo visa entender quais métodos e didáticas de ensino são utilizados pelos Professores de Contabilidade na graduação, quais os fatores que influenciaram as escolhas de tais métodos e classificar os perfis dos professores de acordo com os aspectos didáticos classificando também suas competências. O presente trabalho teve como fundamento teórico os estudos de Nérici (1985) e Krasilchik (1987). Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo com 56 docentes de 11 instituições de ensino da região de Campinas-SP. Como resultado, pode-se confirmar, dentre alguns aspectos, que as aulas expositivas e práticas são os métodos mais utilizados. Os fatores que mais influenciam tais escolhas referem-se aos recursos disponíveis e aos tipos de disciplinas. Na autoclassificação, o perfil educador foi o mais citado.
Referência(s)