Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O conceito de simetria e o ensino de Álgebra: analisando materiais curriculares da Educação Básica

2016; Volume: 69; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4322/gepem.2017.009

ISSN

2176-2988

Autores

BARBARA MAREGA DA SILVA OLIVEIRA, Alessandro Jacques Ribeiro, Arthur B. Powell,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Fundamentado em uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo compreender como o conceito de simetria se manifesta na Álgebra escolar, o presente artigo se propõe a apresentar e a discutir os principais resultados do referido estudo.A pesquisa foi desenvolvida tomando-se por objeto de análise materiais curriculares elaborados para a Educação Básica.Utilizando-se da análise de conteúdo como ferramenta metodológica, identificaram-se poucas manifestações do conceito de simetria relacionado em situações de ensino voltadas para o campo da Álgebra.Destaca-se, entre os resultados, a potencialidade de contemplar o conceito de simetria quando do estudo da função polinomial do segundo grau, possibilitando uma articulação entre a Geometria e a Álgebra, ao tomar as relações entre as raízes da função e o eixo de simetria e as propriedades da parábola.

Referência(s)
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