Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ginástica para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/conex.v14i3.8648060

ISSN

1983-9030

Autores

Maria Teodoro de Leles, Lariza Zanini César Nakatani, Samanta Garcia de Souza, Lara Torres Lopes, Othon Viollati Neto, Thiago Sousa Monteiro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho consiste no registro e reflexão sobre a prática docente do professor de Educação Física tendo como enfoque a formação deste através da atuação como monitor no projeto de extensão “Ginástica Para Todos (GPT) na Infância”, da Universidade Estadual de Goiás/Campus Goiânia ESEFFEGO. A estratégia metodológica utilizada se deu a partir da pesquisa descritiva, englobando os aspectos de descrição, registro, análise e interpretação da amostra pesquisada, a partir de estudo de caso, que possuiu como campo o projeto de extensão citado e sujeitos envolvidos (professoras, monitores e alunos), além de análise bibliográfica e documental. Teve como instrumentos de coleta de dados os planos de aula construídos, observações e anotações pessoais registradas durante o processo, anotações a respeito das intervenções e apresentações realizadas em diário de bordo, questionário aplicado aos alunos ao fim do projeto, registros fotográficos e audiovisuais. Para tal análise, parte-se de uma conceituação da GPT, contextualização do projeto de extensão pesquisado e descrição dos caminhos e percursos metodológicos deste, realizando, por fim, uma reflexão da atuação docente e as influências desta na formação dos monitores enquanto futuros professores e o trabalho da GPT no contexto da extensão universitária, a partir das experiências vivenciadas.

Referência(s)