
ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL
2016; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4270/ruc.2016406-29
ISSN1809-3337
AutoresSérgio de Iudícibus, Ilse María Beuren, Vanderlei dos Santos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo objetiva analisar como o ensino da Teoria da Contabilidade ocorre nos Programas de Pos-Graduacao de Ciencias Contabeis do Brasil. Pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir da analise de conteudo dos planos de ensino de 27 cursos. Os resultados mostram que 30 docentes lecionam a disciplina nos programas analisados. A maior parte deles possui livros publicados em outras areas, poucos possuem livros no escopo da disciplina analisada. A disciplina e obrigatoria para a maioria dos cursos de mestrado, enquanto que nos cursos de doutorado apenas alguns possuem uma disciplina especifica, geralmente denominada de Teoria Avancada da Contabilidade. Em relacao aos conteudos, o nucleo fundamental da teoria contabil, principios, postulados e evolucao historica sao discutidos na maioria dos cursos. Em volume pouco consideravel, assuntos distintos sao disseminados nos cursos, inclusive alguns de outras areas, por exemplo, governanca corporativa, contabilidade ambiental, auditoria, ensino da contabilidade. Em alguns programas predomina a abordagem macroeconomica, com vies positivista. Em relacao as referencias, destacam-se as obras dos autores Iudicibus, Hendriksen e Van Breda, convergindo com pesquisas realizadas em cursos de graduacao. Contudo, outros autores se sobressaem, como Watts e Zimmerman, Kam, Most e Scot, alem dos pronunciamentos contabeis.
Referência(s)