
Aeroportos competem? Revisão da Literatura e Opções Regulatórias Brasileiras
2016; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2318-2253
Autores Tópico(s)Aviation Industry Analysis and Trends
ResumoO setor aeroportuario e, tradicionalmente, considerado exemplo tipico de monopolio natural, no qual a existencia de economias de escala e de rede dificultam a competicao. Essa visao vem sendo desafiada, particularmente a partir de 1980, quando teve inicio o movimento de privatizacao de aeroportos. Recentemente, indicativos de existencia de competicao entre aeroportos tem levado diversos paises a adotar formas mais leves de regulacao, conferindo ao setor tratamento semelhante a outros setores da economia, nos quais se assume que a competicao e a regra e o abuso de poder de mercado, a excecao. Identificamos, assim, uma transicao entre focados em regulacao a priori para modelos que privilegiam a regulacao a posteriori (quando necessaria). Este artigo revisa a literatura sobre privatizacao, competicao e regulacao de aeroportos, com vistas a analisar em que condicoes a competicao entre aeroportos existe e quais sao os modelos de regulacao mais adequados a cada caso.
Referência(s)