
A gestão da performance nas culturas juvenis
2016; UMR ESPACE et UMR LISST; Volume: 29; Linguagem: Português
10.4000/sociologico.1481
ISSN2182-7427
Autores Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoEste artigo procura contribuir para uma reflexão sobre o lugar que a gestão da performance ocupa nas culturas juvenis, focando em particular as percepções dos jovens sobre os consumos de performance, entendidos como o consumo de medicamentos e/ou produtos terapêuticos com finalidades de gestão do desempenho neuro/cognitivo e/ou físico/corporal. A análise tem como base material empírico resultante da componente extensiva de um projecto de pesquisa sobre consumos de performance na população jovem (18-29 anos) em Portugal, designadamente um inquérito por questionário a uma amostra (n =1483) que abrangeu estudantes do Ensino Superior e trabalhadores sem formação superior. Os resultados revelam uma relativa permeabilidade nas culturas juvenis à ideia de gestão da performance, embora essa permeabilidade não seja homogénea e assuma modulações, quer em função de diferentes critérios de legitimação dos consumos, quer em termos da diversidade social e dos contextos culturais em que os jovens se situam.
Referência(s)