
A CULTURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-7003
AutoresHugo Norberto Krug, Marília de Rosso Krug, Cassiano Telles, Victor Julierme Santos da Conceição,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo objetivou compreender a cultura da Educacao Fisica Escolar (EFE) da rede publica de ensino de uma cidade do interior do RS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso etnografico. Os instrumentos utilizados foram a observacao participante e o diario de campo. A dinâmica utilizada consistiu em perceber, registrar, ordenar, comparar, interpretar e especular sobre a tematica. Participaram quinze professores de Educacao Fisica de 5a a 8a series do ensino fundamental. As consideracoes transitorias foram: a) quanto as condicoes de trabalho dos professores, existe uma cultura do uso da quadra de esportes como espaco fisico e de bolas de esportes como materiais para o desenvolvimento das aulas de EFE; b) relativamente a organizacao da EFE implementada pelos professores, ha uma cultura da realizacao das aulas no contraturno escolar, da nao ocorrencia de aulas em dias de chuva, devido a falta de disponibilidade de espaco fisico coberto, bem como uma falta de privacidade no desenvolvimento das aulas, pois sao realizadas em espacos abertos ao publico; c) em relacao a pratica pedagogica dos professores de EFE, ainda se cultiva a ideia de que as turmas de alunos devem ser separadas por sexo, pelo desenvolvimento do esporte como conteudo, tendo como criterio a escolha do conteudo pelo interesse do aluno, bem como o nao planejamento das aulas pelos docentes; e d) sobre a socializacao profissional dos professores de EFE, existe uma cultura de que esses profissionais nao precisam participar das decisoes da escola, o que se configura como isolamento docente. Palavras-chave: Educacao Fisica. Educacao Fisica Escolar. Cultura.
Referência(s)