Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Olimpíada Brasileira de Física das escolas públicas: uma análise dos conteúdos e da evolução do exame em todas suas edições

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2016v33n3p927

ISSN

2175-7941

Autores

João Paulo Casaro Erthal, Matheus de Oliveira Louzada,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p927Em nosso país, projetos estão surgindo com o objetivo de estimular e despertar o interesse dos estudantes por distintas áreas do conhecimento e, alguns deles, têm tomado grandes proporções, atingindo a esfera nacional. Um bom exemplo desses projetos são as olimpíadas escolares. Neste artigo iremos discorrer sobre a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e apresentar uma análise e caracterização das questões dessas provas, evidenciando os conteúdos mais abordados em todas as edições do exame. Os resultados mostram que, em todos os níveis, o conteúdo mais evidenciado nas questões da OBFEP foi mecânica e que em suas resoluções, a utilização de cálculos matemáticos era mais necessária do que o conhecimento de conceitos físicos. Além disso, percebermos a evolução no perfil das provas, que em sua primeira edição estava menos contextualizada e estruturada ao redor de um tema quando comparada aos anos posteriores.

Referência(s)