
Ver, compreender e aprender: estudo comparado com guias de uso de apps editoriais para dispositivos móveis
2016; PGDesign/UFRGS; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.23972/det2016iss12pp89-100
ISSN2178-1974
AutoresAna Claudia Dalagnoli, Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo foi construído a partir da percepção de que a evolução das tecnologias e, sobretudo, o aprimoramento da comunicação em dispositivos móveis, impacta diretamente no processo de desenvolvimento de aplicativos (apps) e softwares e na relação do ser humano com as novas interfaces. A pesquisa apresenta uma análise comparativa entre os aplicativos para iPad das revistas de decoração e design de interiores Casa Claudia (Editora Abril) e Casa e Jardim (Editora Globo), a partir de testes de usabilidade dos mesmos em tablets Apple. O objetivo foi verificar se os guias de uso disponíveis em aplicativos (apps) de revistas para dispositivos móveis, construídos por textos e imagens, estão cumprindo a função de comunicar, efetivamente, o modo de uso desses apps. As informações foram coletadas junto a mulheres com idade entre 25 e 54 anos que testaram e comentaram o funcionamento das versões atuais dos apps. Foram selecionadas 24 mulheres para fazerem atividades individuais monitoradas em ambos os apps, com dados coletados por meio de observações e think aloud. Os dados obtidos foram analisados, e com base nos resultados foi proposto um ajuste nos requisitos para o desenvolvimento de interfaces de guias para aplicativos com vistas à maior satisfação das usuárias. Foram percebidas falhas severas na apreensão e aplicação das orientações disponíveis nos guias de uso. Os pesquisadores verificaram que os requisitos básicos para aumentar a satisfação e melhorar a usabilidade estão relacionados à facilidade de compreensão e à simplicidade no uso, o que pode ser obtido por meio de melhorias relacionadas à aplicação da tecnologia, ao conhecimento dos processos cognitivos dos usuários e à aplicação de conceitos semióticos de comunicação. O estudo pode servir de base para o desenvolvimento e análise de guias de uso de outros apps com características similares, em diversos sistemas operacionai
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