Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2016v8n16p46

ISSN

2175-6600

Autores

Anete Abramowicz, Ana Cristina Juvenal da Cruz, Andrea Braga Moruzzi,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo discutimos as propostas da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil questionando quais os significados, forças políticas, sociais e econômicas desta proposta. Isto será feito à luz dos estudos contemporâneos da infância visando analisar a normatização curricular que ao definir certa metodologia acerca do trato com as diferenças as emoldura como celebração da diversidade na direção de um modelo que busca conciliar dissensos excluindo as diferenças. Ou seja, temos por hipótese de que tal proposta se insere no âmbito das políticas neoliberais de elogio a diversidade e da lógica privatista de educação de construir estratégias nas quais as diferenças não façam nenhuma diferença, ao mesmo tempo em que as disputas e concepções fiquem circunscritas ao currículo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX