
Análise da matriz de competência em uma aplicação real da Avaliação da Aprendizagem em Processo de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
2017; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 46; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21165/el.v46i2.1689
ISSN1413-0939
AutoresMichelle de Souza Prado, Daniela Nogueira de Moraes Garcia,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA proposta deste trabalho é discutir a matriz de competência e habilidades da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). Esta avaliação é composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e é aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado. O objetivo da prova é medir os coeficientes de aprendizado em língua portuguesa em cada ano escolar. O presente trabalho corresponde a uma análise de caso realizada em uma sala de oitavo ano. O foco da análise está nas questões com maior porcentagem de erro. Tal destaque se dá, pois a AAP utiliza os indicadores em que os alunos apresentam maior fragilidade e que indicam a necessidade de promover ações metodológicas capazes de sanar as lacunas conteudísticas, notadamente, aquelas direcionadas para a competência leitora.
Referência(s)