
Benefícios e desafios na implantação da auditoria baseada em risco em instituições federais de ensino
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português
10.5007/1983-4535.2017v10n4p109
ISSN1983-4535
AutoresGuilherme Caetano De Brito, Daiana Paula Pimenta, Eliane Moreira Sá de Souza, Alethéia Ferreira da Cruz,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA administração pública brasileira passou por várias reformas com objetivo de modernização da gestão. Com a Reforma Gerencial passou a buscar eficiência, gestão por resultados e descentralização das atividades. Como consequência, o controle interno deixou de focar no formalismo dos atos e direcionou suas atividades, de forma descentralizada pelas unidades de auditoria interna, para a avaliação do alcance dos objetivos e da gestão de riscos das organizações públicas. No âmbito do Ministério da Educação, há instituições federais de ensino superior (IFES) que adotam a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR) há alguns anos, entretanto, não há estudos sobre os impactos resultantes da adoção da metodologia ou, ainda, sobre a melhor forma de desenvolver o processo de implantação. O objetivo deste trabalho é identificar os benefícios e desafios na implantação da ABR nas IFES. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a auditores internos das IFES e, em seguida, tratados estatisticamente com a utilização da técnica de análise fatorial para extrair fatores que representem grupos de benefícios e desafios na implantação da ABR. Foram extraídos dois fatores que representam benefícios e três fatores que representam desafios na implantação da ABR.
Referência(s)