Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Benefícios e desafios na implantação da auditoria baseada em risco em instituições federais de ensino

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.5007/1983-4535.2017v10n4p109

ISSN

1983-4535

Autores

Guilherme Caetano De Brito, Daiana Paula Pimenta, Eliane Moreira Sá de Souza, Alethéia Ferreira da Cruz,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A administração pública brasileira passou por várias reformas com objetivo de modernização da gestão. Com a Reforma Gerencial passou a buscar eficiência, gestão por resultados e descentralização das atividades. Como consequência, o controle interno deixou de focar no formalismo dos atos e direcionou suas atividades, de forma descentralizada pelas unidades de auditoria interna, para a avaliação do alcance dos objetivos e da gestão de riscos das organizações públicas. No âmbito do Ministério da Educação, há instituições federais de ensino superior (IFES) que adotam a metodologia de Auditoria Baseada em Riscos (ABR) há alguns anos, entretanto, não há estudos sobre os impactos resultantes da adoção da metodologia ou, ainda, sobre a melhor forma de desenvolver o processo de implantação. O objetivo deste trabalho é identificar os benefícios e desafios na implantação da ABR nas IFES. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a auditores internos das IFES e, em seguida, tratados estatisticamente com a utilização da técnica de análise fatorial para extrair fatores que representem grupos de benefícios e desafios na implantação da ABR. Foram extraídos dois fatores que representam benefícios e três fatores que representam desafios na implantação da ABR.

Referência(s)