
Corpo em Movimento no PIBID/UFPel: uma proposta interdisciplinar na EEEF Dom Joaquim Ferreira de Mello
2016; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 2; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v2i4.251
ISSN2525-7870
AutoresDenise Castanha de Avila de Lemos, Maristani Polidori Zamperetti, Juliana Aparecida Fernando, Juliana Boanova Souza,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo visa apresentar o Projeto Interdisciplinar desenvolvido em 2015, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Joaquim Ferreira de Mello, localizada em Pelotas, RS, a partir das atividades planejadas no contexto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. O projeto “Corpo em Movimento – Esporte, Linguagem, Espaço e Saúde” estendeu as possibilidades de aplicação do trabalho para um espaço não pertencente à escola: uma praça próxima às dependências da escola, o Parque Dom Antônio Zattera. Buscando desenvolver o respeito mútuo e companheirismo entre os alunos a partir da prática esportiva interligando saúde, movimento, esportes e percepção das mensagens corporais, o projeto foi desenvolvido em meio às dificuldades escolares, em função das paralisações dos professores estaduais. O contato direto com a realidade escolar brasileira e a convivência com os alunos, professores e com suas respectivas carências, foi uma aprendizagem ressaltada pelo grupo do PIBID.
Referência(s)