
Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
2016; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 2; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v2i4.279
ISSN2525-7870
AutoresHelena Beatriz Costa de Oliveira, Bayard Cardoso, Evertom Fêrrêr De Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.
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