Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Arnauld & Andrade: dos projetores às galerias sem lâmpadas

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 21 Linguagem: Português

10.5007/2176-8552.2016n21p19

ISSN

2176-8552

Autores

Raúl Antelo,

Tópico(s)

Diverse academic research themes

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2016n21p19O texto reflete sobre a condição da fotografia e sua relação com o rostoe o povo, a partir de encadear uma série de reflexões dos escritores Mário deAndrade e Celine Arnaud, e das diferenças entre os dois surgidas em relação àfigura de Charlie Chaplin e seu filme O garoto. Se percorrem os textos críticosproduzidos, o conto “História de dados com”, e romance Macunaíma, de Máriode Andrade, e uma série de poemas de Celine Arnaud. O objetivo deste artigoé observar como certas cenas do filme permitem refletir sobre a construçãode um novo tipo de imagem - o pós-cinema – que abre um campo superadordas contradições entre “ser ou não ser”, permitindo a configuração de “ser enão ser”, que Mário de Andrade desenvolvera, por exemplo, em Macunaíma.

Referência(s)