Arnauld & Andrade: dos projetores às galerias sem lâmpadas
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 21 Linguagem: Português
10.5007/2176-8552.2016n21p19
ISSN2176-8552
Autores Tópico(s)Diverse academic research themes
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2016n21p19O texto reflete sobre a condição da fotografia e sua relação com o rostoe o povo, a partir de encadear uma série de reflexões dos escritores Mário deAndrade e Celine Arnaud, e das diferenças entre os dois surgidas em relação àfigura de Charlie Chaplin e seu filme O garoto. Se percorrem os textos críticosproduzidos, o conto “História de dados com”, e romance Macunaíma, de Máriode Andrade, e uma série de poemas de Celine Arnaud. O objetivo deste artigoé observar como certas cenas do filme permitem refletir sobre a construçãode um novo tipo de imagem - o pós-cinema – que abre um campo superadordas contradições entre “ser ou não ser”, permitindo a configuração de “ser enão ser”, que Mário de Andrade desenvolvera, por exemplo, em Macunaíma.
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