Artigo Produção Nacional

CARETA DE TRIUNFO/PE, FOLKMARKETING E DESENVOLVIMENTO LOCAL

2017; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português

ISSN

2238-1694

Autores

Vera Lúcia Xavier Santos, S. A. LUCENA FILHO,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Resumo Este artigo apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pos-Graduacao em Extensao Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde analisamos a utilizacao da imagem do Careta, personagem tipico do carnaval de Triunfo/PE, como estrategia de Folkmarketing para o Desenvolvimento Local. Os resultados da pesquisa mostram que o Folkmarketing pode funcionar como uma estrategia para divulgacao da cultura local, que promove a valorizacao cultural e economica, podendo incidir no Desenvolvimento Local. Palavras-Chaves : Caretas; Folkmarketing; Desenvolvimento Local. Abstract This article presents the results of a research conducted in the Postgraduate Program in Rural and Local Development Extension – Posmex, of the Federal Rural University of Pernambuco – UFRPE, in which one analyzes the use of the image of the Careta, a typical character of the Triunfo/PE carnival, as a Folk Marketing strategy for the local development. The results of the research show that Folk Marketing can operate as a strategy for divulgement of the local culture, which sponsors cultural and economic valuation, with possible application on the local development. Keywords: Caretas; Folk Marketing; Local Development. Resumen Este trabajo presenta los resultados de las investigaciones desarrolladas en el Programa de Posgrado en Extension Rural y Desarrollo Local - Posmex, Universidad Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, cuyo objetivo era analizar la imagen uso del Caretas, personaje tipico del carnaval de Triunfo/PE, como estrategia Folkmarketing para el Desarrollo Local. Los resultados de la encuesta muestran que el Folkmarketing puede funcionar como una estrategia para la difusion de la cultura local, que promueve el valor cultural y economico, que podria darse en el desarrollo local. Palabras-clave: Caretas; Folkmarketing; Desarrollo local.

Referência(s)