Artigo Produção Nacional

A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA NACIONALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA NAVEGAÇÃO: O PAPEL DA MARINHA DO BRASIL. DOI:10.15600/1679-5350/rau.v14n3p28-53

2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15600/rau.v14i3.903

ISSN

1984-6142

Autores

Antônio Jorge Dantas, Cláudio Pitassi, Marco Aurélio Carino Bouzada,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As aspiracoes geopoliticas do Brasil, tanto em nivel regional quanto global, implicam em um reaparelhamento profundo e abrangente das suas forcas armadas. A garantia e a independencia de fornecimento de armamentos e de materias embarcados em caminhoes, avioes e navios de guerra trazem a tona o tema do conteudo nacional e a nacionalizacao de fornecedores. Este trabalho estende o campo de investigacao cientifica de gestao de cadeias de suprimentos (GCS) buscando responder a seguinte questao de pesquisa. Qual a contribuicao que a GCS traz para o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos belicos? O objetivo desse artigo e analisar como a GCS pode auxiliar a Marinha do Brasil (MB) no desenvolvimento de fabricantes nacionais de equipamentos de navegacao maritima, destacando os seguintes equipamentos: radares de navegacao, agulhas giroscopicas, ecobatimetros, hodometros e DGPS. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodologica qualitativa e objetivo explicativo, apoiado no metodo de estudo de caso. As unidades consideradas sao a Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), responsavel pela jurisdicao de equipamentos para navegacao, e uma empresa selecionada com base em seu historico de servicos prestados a Marinha (Empresa Radiomar), com destaque para criterios de praticas de gestao de suprimentos. Os dados foram coletados por meio de oito entrevistas semiestruturadas junto aos executivos das duas organizacoes e as evidencias coletadas foram tratadas pelo metodo de analise de conteudo categorial. Os resultados obtidos junto aos gestores das duas organizacoes trazem claras evidencias do reconhecimento do potencial de contribuicao da GCS para o desenvolvimento de fornecedores brasileiros de equipamento comerciais embarcados em navios de guerra. Tambem deixam claro o carater incipiente e erratico do uso de algumas das praticas de GCS pela MB, particularmente nos construtos relacionados a compartilhamento de recursos e confianca. Conclui-se que a plena adocao de uma GCS exigira da MB uma profunda mudanca em seu modelo de gestao, particularmente na sua predisposicao natural de adotar cadeias de suprimentos pautadas em rigidas estruturas de comando e controle. Adicionalmente, a adocao de uma GCS exigira o estabelecimento de politicas publicas integradas, que proporcionem suporte orcamentario constante e adequado ao reaparelhamento da Marinha, e que motivem a industria nacional a realizar parcerias bem sucedidas com as Forcas Armadas, apoiadas pela participacao perene do Governo Federal que garantam um retorno economico adequado aos investimentos especificos feitos pelos fornecedores para atender as necessidades da MB de custos e prazos. Por fim, o estudo conclui que a adocao de novos modelos de negocio, que permitam a comercializacao dos equipamentos tanto para o mercado militar como para os navios comerciais, mitiga os riscos destes investimentos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX