
O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/mh.v16i2.45340
ISSN2317-6776
Autores Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino para os instrumentos de cordas que incorpore a abordagem pedagógica de Shinichi Suzuki e a utilização de canções folclóricas brasileiras e, para complementá-la, os princípios de bom uso do corpo defendidos por Paul Rolland. Aspectos relacionados ao ensino de cordas no Brasil, às metodologias de ensino de Suzuki e de Rolland e os benefícios da inclusão do folclore brasileiro na instrução básica serão discutidos sucintamente. O material pedagógico e as etapas das pesquisas realizadas que o geraram serão descritos. Pressupõe-se que a aplicação dessa proposta poderá facilitar a assimilação do conteúdo técnico-musical e dos mecanismos básicos do instrumento. Palavras-chave: Ensino dos instrumentos de cordas; Folclore brasileiro; Método Suzuki; Paul Rolland. The Suzuki
Referência(s)