
Fechamento de escolas do campo: o caso da Escola Estadual do Campo Canoas – Cruzeiro do Iguaçu – PR
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v7i1.32286
ISSN2179-8427
AutoresMicheli Tassiana Schmitz, André Paulo Castanha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo discute as contradições presentes nas políticas de fechamento de escolas do campo, justificadas pelo economicismo, sem levar em conta as consequências para os estudantes e para as comunidades onde a escolas fechadas se localizavam. Para tanto, foram colhidos dados sobre o fechamento de escolas no Brasil e no Paraná. Realizamos uma investigação em relatórios finais, atas, Projetos Político-Pedagógicos e documentos da Escola Estadual do Campo Canoas, localizada no município de Cruzeiro do Iguaçu – PR, desde sua criação até 2012, quando teve suas atividades encerradas. Além disso, para compreender o impacto do fechamento dessa escola, realizamos entrevistas com membros da comunidade da Escola Canoas, funcionários, alunos e autoridades que ocupavam cargos públicos no período do fechamento da referida escola. A análise dos dados leva-nos a constatar certo descaso com o povo e a educação do campo, tendo em vista que esta escola, assim como tantas outras, foi fechada sem que a comunidade estivesse de acordo com isso, fazendo com que os sujeitos daquele local fossem obrigados a frequentar escolasda cidade que não têm a preocupação com a identidade cultural dos sujeitos que vivem no campo.
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