
O "ESTADO DA ARTE" DO VOLEIBOL E DO VOLEIBOL NA ESCOLA
2016; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18511/rbcm.v24i4.5581
ISSN2237-9002
AutoresFernanda Moreto Impolcetto, Suraya Cristina Darido,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO presente estudo teve por objetivo analisar o “estado da arte” da producao da area da Educacao Fisica relacionada ao voleibol e ao voleibol na escola. Para a realizacao do mesmo, optou-se pela utilizacao de um metodo misto de pesquisa, que combina a pesquisa qualitativa e quantitativa. A dimensao qualitativa tem referencial na analise de conteudo e foi realizada por meio de uma revisao bibliografica sobre a producao academica da area da Educacao Fisica em relacao ao voleibol e ao voleibol na escola, composta por livros e capitulos de livros, alem de dissertacoes, teses e artigos de periodicos publicados nos ultimos dez anos, que foram distribuidos em categorias de analise. Os resultados indicam que: 46,25% dos trabalhos analisados pertencem a categoria denominada como biodinâmica; 31,25% equivalem a sociocultural e 22,5% a pedagogica. Na categoria pedagogica do total de 22,5% dos trabalhos sobre voleibol, apenas 12,5% correspondem a Educacao Fisica escolar. Os resultados evidenciam que os trabalhos de voleibol classificados na subarea pedagogica apresentam um baixo percentual em relacao as subareas da biodinâmica e sociocultural e em termos de trabalhos de voleibol relacionados a Educacao Fisica escolar o percentual diminui ainda mais. Alem disso, foi possivel verificar que parte das obras segue uma perspectiva tradicional para o tratamento da modalidade na escola, privilegiando o ensino dos fundamentos tecnicos e taticos por partes, alem de alguns conteudos conceituais como a historia de criacao do voleibol e surgimento no Brasil, a evolucao de suas regras e as regras basicas atuais. Apenas alguns trabalhos mais recentes propoem o ensino da modalidade a partir do jogo ou da compreensao de sua dinâmica, antes da aprendizagem dos fundamentos tecnicos e taticos, alem de uma diversificacao dos conteudos conceituais e propostas para reflexoes sobre valores e atitudes nas aulas.
Referência(s)