
Técnicas estendidas do contrabaixo em arranjos crossover
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/mh.v16i2.45247
ISSN2317-6776
AutoresFausto Borém, Joao Paulo Ferreira Campos,
Tópico(s)Music History and Culture
ResumoEste estudo busca integrar as músicas erudita e popular por meio da utilização de técnicas estendidas eruditas do contrabaixo acústico em arranjos crossover de canções referenciais da música popular brasileira. A partir da seleção de atmosferas emocionais contrastantes (RUSSELL, 1980) e com base na análise do binômio letra-música nas canções, os coautores do presente artigo criaram seis arranjos contendo diversas técnicas estendidas do contrabaixo (ROBERT, 1995; TURETZKY, 1989, 1974; ROSA, 2014). A elaboração de MaPAs (Mapas de Performance Audiovisual) e EdiPAS (Edições de Performance Audiovisual; BORÉM, 2014, 2016) para os arranjos visam, não apenas descrever com maior precisão a utilização/realização destas técnicas não tradicionais entre compositores/performers do meio erudito, mas também seu ensino, especialmente no meio popular, onde estas técnicas são muito pouco conhecidas. Palavras-chave: Técnicas estendidas eruditas do contrabaixo acústico; Arranjos crossover de canções brasileiras; Relação texto-música; Música popular e música erudita; Contrabaixo avant-garde.
Referência(s)