
As viagens da favela e a vida social dos suvenires
2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-69922016.00030005
ISSN1980-5462
AutoresBianca Freire-Medeiros, Palloma Menezes,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoResumo Este artigo resgata e examina a biografia da favela turística a partir de sua cultura material. Suvenires produzidos e comercializados em duas favelas cariocas (Rocinha e Santa Marta) constituem o ponto de observação privilegiado para o entendimento das espirais de sentido que se erguem na confluência entre imaginação e materialidade, arte e topografia. Partimos das cores que nascem nas telas pintadas para consumo dos turistas e se reproduzem nas paredes das favelas, tomando-as fruto de políticas baseadas em novos regimes de visibilidade e controle da pobreza. As considerações finais refletem sobre a morte dos (anti)suvenires ou o que parece ser um esgotamento das possibilidades de representação da favela como marca capaz de agregar valor a diferentes produtos no mercado global.
Referência(s)