Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel de gestor: Percepções de professores-gestores de uma Universidade Federal Brasileira

2017; Arizona State University; Volume: 25; Linguagem: Português

10.14507/epaa.25.2388

ISSN

1068-2341

Autores

Milka Alves Correia Barbosa, Fátima Regina Ney Matos, José Ricardo Costa de Mendonça, Kely César Martins de Paiva, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Esta investigação teve como objetivo analisar como professores de ensino superior de uma universidade federal percebem o papel de professor-gestor. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, cujos participantes foram os professores-gestores da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, com o suporte do software Atlas Ti. Com os relatos dos professores foi possível identificar dimensões compartilhadas por eles ao se referirem ao papel de professor-gestor (faceta convencional), em torno das quais esses sujeitos se agregam e que caracterizaram o papel de professor-gestor como uma categoria social. Como também, foi possível reconhecer as interpretações e significações individuais que constituem a faceta idiossincrática do papel de professor-gestor. A pesquisa de campo mostrou-se frutífera ao aproximar empiricamente os processos de identificação e categorização do papel social, respectivamente oriundos da Teoria da Identidade e da Teoria da Identidade Social, mostrando que a complementaridade entre abordagens tradicionalmente oponentes. Ao situar a temática do papel professor-gestor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a pesquisa proporcionou a construção de conhecimento sobre os papéis, atividades, desafios e tarefas com os quais mestres e doutores em início de carreira, lotados em universidades federais convivem.

Referência(s)