
O CINEMA MUDO E A CRÍTICA SOCIAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO FILME LUZES DA CIDADE
2017; Issue: 52 Linguagem: Português
10.22456/2236-6385.67174
ISSN2236-6385
AutoresEduardo Silveira de Menezes, Ercília Ana Cazarin,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo propõe-se a refletir sobre aspectos técnicos, políticos e, sobretudo, ideológicos, os quais compõem o funcionamento discursivo do filme Luzes da Cidade, de Charles Chaplin, gravado em 1931. Por entender a cinematografia como espaço de disputa e conflito, do ponto de vista teórico, entende-se adequado trabalhar com a teoria da Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana. Parte-se do conceito de montagem em Eisenstein, sugerindo a colisão de fatores que impulsionam o funcionamento de todo o filme. Por fim, aproxima-se tal perspectiva ao pensamento benjaminiano, no qual se evidencia o potencial transformador da obra de arte.
Referência(s)