Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez

2017; Volume: 18; Issue: 39 Linguagem: Português

10.22196/rp.v18i39.3691

ISSN

1984-1566

Autores

Cristiane Correia Taveira, Alexandre Rosado,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.

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