
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
2017; Volume: 18; Issue: 39 Linguagem: Português
10.22196/rp.v18i39.3691
ISSN1984-1566
AutoresCristiane Correia Taveira, Alexandre Rosado,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoA insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.
Referência(s)