
Subculturas de fãs e telenovelas da Rede Globo: a disputa entre shippers como estratégia de propagação
2016; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2763-9398
AutoresCecília Almeida Rodrigues Lima, Gêsa Karla Cavalcante,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEmissoras de televisao tem criado estrategias para adaptar-se a um cenario de multiplas telas. Buscam estimular nas plataformas digitais uma dinâmica de retroalimentacao de seus conteudos, onde os fas, por seu potencial de engajamento, tornaram-se seu destinatario principal. Este artigo tem o objetivo analisar as estrategias de propagacao utilizadas pela Rede Globo nas telenovelas Sete Vidas e Totalmente Demais, com particular interesse no uso de recursos e taticas utilizadas para provocar as disputas entre fas (shippers) de casais envolvidos em triângulos amorosos nas duas narrativas. Parte da hipotese de que, alimentar essa disputa nas redes sociais fez com que a expectativa para o desfecho aumentasse, o que repercutiu em maiores numeros na audiencia. Palavras-chave: Cultura de fas. TV Social. Transmidia. Controversia. Shipper.
Referência(s)