
ANÁLISE DA MÚSICA “PARABOLICACAMARÁ” DE GILBERTO GIL SOB A PERSPECTIVA FOUCAULTIANA E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/rir.v12i1.36921
ISSN1807-9342
AutoresFrancisco Tomaz de Moura Júnior,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO presente trabalho tem por objetivo a analise a letra da musica “Parabolicamara” de Gilberto Gil, gravada em 1991, no disco de mesmo nome que, por sua vez, foi lancado em janeiro de 1992, buscando sua potencialidade de uso para o ensino de um fenomeno tao presente: a globalizacao. Tal disco traz na capa a imagem de um cesto com formato de antena. O titulo da musica, segundo o proprio auto, faz a juncao da parabolica, “antena onipresente hoje mesmo nos recantos mais pobres do Brasil” com camara, forma reduzida como os jogadores de capoeira, luta-danca afro-brasileira, usam se chamar, camaradas, enquanto cantam e dancam. Deste modo, busca-se compreender, baseado na analise do discurso foucaultiana em que o enunciado e uma funcao que nao se limita as estruturas da lingua, mas faz com que estas se realizem concretamente no tempo e no espaco, sendo fruto de uma relacao de poder-saber, deve, o analista, restringir-se a analise ao nivel das palavras, dos ditos, cabendo-nos, assim, investigar as condicoes historicas de producao do enunciado que permitiu que o autor enunciasse desta forma e nao de outra, qual o contexto musical pertence, e quais discursos a ela se ligam. Com o objetivo de realizar de forma clara e objetiva tal analise dividimos o artigo em quatro partes: a introducao em que e apresentada a opcao por Foucault e por essa musica, num segundo momento busca se identificar a producao enunciativa, para que posteriormente, numa terceira parte, se possa discutir a analise do proprio enunciado, a letra da musica, por fim, ja caminhando para um fechar, num quarto momento, podera ser observar a potencialidade de uso dessa construcao discursiva para se tratar dentro da sala de aula e de forma ludica o ensino e compreensao do fenomeno da globalizacao tao presente nos dias atuais e ao qual se ligam outros diversos discursos, sendo, melhor representada na musica pelo fenomeno do “encurtamento” das distâncias. ABSTRACT This paper aims at analyzing the lyrics Parabolicamara Gilberto Gil, recorded in 1991, as eponymous disc, in turn, was released in January 1992, seeking their potential use for teaching a phenomenon as this: globalization. This album features the cover image of a basket with antenna format. The song title, according to the self itself, is joined to the satellite, ubiquitous antenna today in the poorest corners of Brazil with chamber, reduced how capoeira players, african-Brazilian dance-fight, use call, comrades, as they sing and dance. Thus, we seek to understand, based on the analysis of Foucault's speech in which the statement is a function that is not limited language structures, but makes these take place precisely in time and space, being the result of a relationship power-knowledge, should the analyst, restricting the analysis to the level of words, said, leaving us thus investigate the historical conditions stated of the production that allowed the author was stating this way and not another, which the musical context belongs, and which talks to her bind. In order to carry out clear and objective manner such analysis divided the article into four parts: the introduction that presents the option by Foucault and this song, second seeks to identify the enunciation production so that later, a third part, they can discuss the analysis of the statement itself, the lyrics, finally, already heading for a close, a fourth time, you may notice the potential use of this discursive construction to deal with in the classroom and in order playful teaching and understanding of the phenomenon of globalization as this nowadays and which bind several other speeches, being better represented in music by the phenomenon of shortening of distances.
Referência(s)