Educação para os Media e Práticas de GRH

2016; Issue: 6 Linguagem: Português

10.26537/iirh.v0i6.2349

ISSN

2183-2455

Autores

Célia Quintas, Paula Lopes, Inês Amaral, Bruno Reis,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

Propomo-nos apresentar os resultados do estudo “Direitos digitais: Uma password para o futuro”, resultante de uma parceria entre a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). O presente estudo propõe-se analisar as práticas digitais, os riscos e as vulnerabilidades dos jovens portugueses no mundo digital, bem como o papel da família das escolas e de outros agentes significativos na educação para os media. Propomo-nos, igualmente, realizar uma reflexão sobre o papel da GRH no que respeita à educação para os media. Recorremos a uma metodologia quantitativa a partir de um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra por conveniência composta por 1814 alunos dos ensinos Básico – 3º ciclo, Secundário ou Profissional, a frequentarem escolas numa das 18 capitais de distrito de Portugal Continental, nos anos letivos 2013-2014 e 2014-2015. Os resultados obtidos permitem identificar as seguintes tendências gerais: - A maioria dos inquiridos afirmam navegar na internet todos os dias; - Ouvir música online , ver filmes/séries/vídeos online e participar em redes sociais são as atividades preferidas dos jovens; - O facebook é a rede social mais utilizada; - A maioria dos inquiridos disponibiliza fotografias de si próprio, o nome verdadeiro e o apelido, fotografias dos seus amigos, a idade verdadeira, e o nome da escola que frequenta; Cerca de metade dos inquiridos afirmam saber de casos de ciberbullying e afirmam saber do roubo de perfis nas redes sociais e/ou de encontros pessoais com desconhecidos; - Constatamos também que a família e a escola se assumem como agentes educativos importantes, bem como as empresas que fornecem serviços media. Tal constatação remete para uma reflexão sobre o papel das práticas de GRH nas escolas e nas empresas no que respeita à educação para os media.

Referência(s)