
Um Quebra-Cabeça Denominado Escotismo
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35699/1981-3171.2016.1366
ISSN1981-3171
AutoresMarcio Ferreira de Souza, Cinthia Lopes da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar os jogos escoteiros a partir da fundamentação teórica apoiada principalmente nas obras de autores estudiosos do jogo e do Movimento Escoteiro. Nosso principal questionamento é: qual a relação entre os jogos e a educação de crianças e jovens? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Verificamos que os jogos escoteiros são meios para a construção de valores e ensinam crianças e jovens a terem autoconhecimento e autocontrole. Conclui-se que os jogos escoteiros são elementos centrais na preparação dos sujeitos para a vida adulta, para que possam se ajustar às normas da sociedade.
Referência(s)