
A ESCOLA NA CIDADE E A ESCOLA NA ALDEIA: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA BENEDITO ROKAG, TERRA INDÍGENA KAINGANG APUCARANINHA (TAMARANA/PR)
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-6524.66580
ISSN1982-6524
AutoresFlor Magali Aguilar López, Luiz Antonio Norder,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste texto analisa as interpretações da população kaingang da Terra Indígena Apucaraninha (Tamarana/PR) sobre a criação do Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, situado no interior da aldeia, e realiza uma comparação com o período anterior, quando os indígenas se deslocavam até a sede do distrito mais próximo para cursar o ensino médio. A revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada e a observação direta foram os instrumentos utilizados para a coleta e análises de dados. Os resultados da pesquisa de campo indicaram as principais dificuldades dos alunos indígenas para cursar o ensino médio em um distrito rural no entorno da Terra Indígena, entre as quais se destaca o preconceito, e também os principais benefícios e desafios associados à implementação do Colégio no interior da aldeia, com destaque para a importância da escola para a (re)construção da identidade social e cultural dos jovens indígenas.
Referência(s)