Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18224/educ.v19i2.5391

ISSN

1983-7771

Autores

José Carlos Libâneo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Resumo: O texto apresenta a contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento de Vasili Davídov para o planejamento de ensino em instituições de formação de professores. Inicialmente, é trazida a problemática do ensino da didática e das didáticas especificas, permeada pela questão da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico-didático nos currículos e metodologias de ensino. Em seguida, são apresentados os princípios e a estrutura conceitual da teoria do ensino para o desenvolvimento como uma via de superação dos impasses na formação pedagógica de formadores de professores, concluindo com indicações de procedimentos de planejamento e organização do ensino e aprendizagem com base nessa teoria. Palavras-chave: teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; didática; docência universitária; pedagogia universitária.

Referência(s)