Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Influência de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes de uma escola pública

2017; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1413-81232017222.16582015

ISSN

1678-4561

Autores

Tamara de Souza Pereira, Rafaela Corrêa Pereira, Michel Cardoso de Angelis‐Pereira,

Tópico(s)

Health and Lifestyle Studies

Resumo

Resumo Os hábitos alimentares de adolescentes têm sido marcados pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcares simples que, somados ao sedentarismo, estão diretamente relacionados com a incidência de obesidade entre outras doenças crônicas não transmissíveis tanto nesta faixa etária como na vida adulta. Este cenário reforça a urgência de se adotar programas de educação alimentar e nutricional (EAN). Sabendo-se disso, o objetivo deste trabalho foi identificar o hábito alimentar e sequencialmente avaliar o grau de conhecimento sobre alimentação e nutrição de adolescentes, intervir com EAN, aplicando dois recursos pedagógicos distintos (palestra e jogo do tipo quiz) e comparar a eficácia de ambos no processo educativo. Participaram do estudo 59 adolescentes entre 13 e 16 anos, matriculados em duas turmas da oitava série de uma escola municipal do município de Lavras – Minas Gerais. Os resultados indicaram prevalência de padrão alimentar inadequado evidenciando o consumo elevado de alimentos ricos em gorduras e açúcares simples. Tanto a aplicação do jogo como a palestra se mostraram eficientes para aumentar o grau de conhecimento dos adolescentes e, quando comparados, os métodos não mostraram diferença significativa entre si.

Referência(s)