
Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para organização do ensino
2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18224/educ.v19i2.5392
ISSN1983-7771
AutoresRaquel Aparecida Marra da Madeira Freitas,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo: O artigo aborda dois aspectos da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: formação de conceitos como base para a aprendizagem escolar e atividade de estudo como base para a organização do ensino. Discute a formação de conceitos mostrando em que consiste e de que forma se constitui como base para a aprendizagem de conteúdos escolares. Posteriormente, discute a atividade de estudo como base para o ensino, apresentando seus elementos e sua estrutura. Na conclusão oferece uma reflexão sobre as contribuições desses princípios teóricos. Palavras-chave: formação de conceitos; aprendizagem; ensino; atividade de estudo; ensino desenvolvimental.
Referência(s)