
O OLIGOPÓLIO NA TV: UMA CONTRIBUIÇÃO EMPÍRICA PARA O DEBATE NORMATIVO BRASIL-ARGENTINA
2017; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Espanhol
ISSN
2238-1694
Autores Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoResumo O presente artigo explora a relacao entre microeconomia e politicas de comunicacao, a partir estruturas de mercado, mensuracao de concentracao e dimensao historica. A investigacao foi guiada pela seguinte pergunta: como classificar um mercado de comunicacao em funcao da sua estrutura? Tomou-se como objeto o mercado de TV aberta em rede nacional no Brasil e na Argentina, por meio da variavel audiencia. Conclui-se que ambos os paises possuem mercados altamente concentrados, historicamente estruturados em modelos setoriais de concorrencia monopolista e oligopolista, respectivamente, e com baixo grau de diversidade de vozes. Palavras-chave: Oligopolio; Concentracao; Noam Index; Politicas de Comunicacao. Abstract This article aims at exploring the relationship between microeconomics and communication policies, based on market structures, measurement of concentration and historic dimension. The investigation was guided by the following question: how to classify a communication market based on its structure? One has taken as subject-matter the open TV market on nationwide networks in Brazil and in Argentina, by means of a variable audience. One concludes that both countries have highly concentrated markets, which are historically structured into models of monopolist and oligopolist competition, respectively, and with a low level of diversity of voices. Keywords: Oligopoly; Concentration; Noam Index; Communication Policies. Resumen Este articulo tiene como objetivo explorar la relacion entre la microeconomia y la politica de comunicaciones, desde estructura del mercado, medicion de la concentracion y historia. Su pregunta de investigacion es: ?como un mercado de comunicacion puede ser clasificado en funcion de su estructura? Se tomo como objeto de investigacion el mercado de television nacional abierta en Brasil y Argentina, y la audiencia como variable. La conclusion es que ambos paises tienen mercados altamente concentrados, modelos sectoriales historicamente estructurados de competencia monopolica y oligopolica, respectivamente, y bajo grado de diversidad de voces. Palabras Claves: Oligopolio; Concentracion; Indice Noam; Politicas de Comunicacion.
Referência(s)