
Uma Metodologia para Avaliação Computacional do Nível de Compreensão de Textos
2007; Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21529/resi.2007.0601005
ISSN1677-3071
AutoresJaime Wojciechowski, Bráulio C. Ávila, Fabrício Enembreck, Edson Emílio Scalabrin, João da S. Dias,
Tópico(s)Intelligent Tutoring Systems and Adaptive Learning
ResumoEste artigo apresenta um sistema computacional capaz de avaliar, em um ambiente de aprendizagem colaborativa, o nível compreensão que um indivíduo possui sobre um dado assunto. Uma questão difícil e essencial é o modo de avaliação, que em geral é realizada por meio de trabalhos coletivos ou em grupo ou ainda por meio de exames individuais. Entretanto, estas técnicas estão sujeitas a fatores subjetivos relacionados ao tutor (nível de experiência, humor, afinidade, etc.) e ao membro da equipe, além de requerer um considerável esforço de leitura por parte do tutor. A realização deste objetivo envolveu, essencialmente, técnicas de processamento de linguagem natural baseadas em conceitos tais como: memória dinâmica, raciocínio baseado em casos e parser semântico. Finalmente, uma discussão é mostrada sobre experimentos realizados em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Os resultados obtidos foram coerentes de acordo com a opinião dos tutores em envolvidos.
Referência(s)