
As narrativas de história de vida como possibilidade de transformação na formação de professores
2016; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Inglês
ISSN
2237-0315
AutoresMarina Graziela Feldmann, Maria do Socorro Castro Hage,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a importância das narrativas de historia de vida nas pesquisas em educacao, considerando a formacao do professor neste contexto. Sua relevância social baseia-se na necessidade de se considerar a historia de vida do professor como um vies metodologico nos estudos sobre seu processo formativo. E importante considerar que as narrativas se configuram como procedimentos de recolha das fontes, das lembrancas e das experiencias vivenciadas pelos sujeitos, como os professores, como parte importante de suas vidas. Estas se apresentam, tambem, como uma pratica reflexiva das experiencias, porque possibilitarao ao sujeito profissional professor um repensar de sua acao pedagogica e um possivel redimensionamento de sua pratica educativa. Entende-se que nas pesquisas em educacao, a historia de vida tem adquirido uma importância crescente nos estudos sobre os professores e suas praticas de ensino, configurando-se, como uma possibilidade de instrumento fertil de reflexao por parte do professor sobre o seu trabalho. Palavras-chave: Historia de vida, narrativas, formacao de professores The narratives of life story as a possibility of transformation in teachers training This article aims to discuss the importance of narratives of life story in researches on education, considering teachers training in this context. Its social relevance is based on the need to consider the life story of teachers as a methodological bias in studies of their formative process. It is important to consider that the narratives are configured as procedures of collection of sources, memories and experiences of the individuals as teachers, as an important part of their lives. These are presented also as a reflexive practical experiment because they will enable the individual professional teacher both to rethink his/her pedagogical action and possibly resize his/her educational practice. It is understood that the life story has acquired a growing importance in the research on education and the study on teachers and their teaching practices, setting up as a possibility of a fruitful reflection instrument to be used by the teachers about their own work. Keywords : Life Story, Narratives, Teachers Training.
Referência(s)