
Gênero, infância e periferia
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/cgd.v2i1.16538
ISSN2525-6904
AutoresJoão Rodrigo Vedovato Martins,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
Resumo<p>Na presente pesquisa analiso a performatividade de gênero de crianças em uma Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da região nordeste da cidade de São Paulo – o distrito do Tremembé – refletindo antropologicamente sobre a constituição de feminilidades e masculinidades periféricas na infância. Neste campo foi observado o <em>brincar</em>, aqui tomado como uma atividade privilegiada, na qual o marcador de gênero aparece em ação, em uma conflitiva socialidade que demonstrava tanto rupturas quanto reafirmações da heteronormatividade e de categorias de gênero hegemônicas gestadas nas periferias. Nesse contexto etnográfico, as próprias crianças explicitaram elementos articulados com categorias de gênero que eram constituidores de suas identidades e experiências sociais enquanto sujeitos: caso do funk e do universo do crime. </p>
Referência(s)