Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gênero, infância e periferia

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/cgd.v2i1.16538

ISSN

2525-6904

Autores

João Rodrigo Vedovato Martins,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

<p>Na presente pesquisa analiso a performatividade de gênero de crianças em uma Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da região nordeste da cidade de São Paulo – o distrito do Tremembé – refletindo antropologicamente sobre a constituição de feminilidades e masculinidades periféricas na infância. Neste campo foi observado o <em>brincar</em>, aqui tomado como uma atividade privilegiada, na qual o marcador de gênero aparece em ação, em uma conflitiva socialidade que demonstrava tanto rupturas quanto reafirmações da heteronormatividade e de categorias de gênero hegemônicas gestadas nas periferias. Nesse contexto etnográfico, as próprias crianças explicitaram elementos articulados com categorias de gênero que eram constituidores de suas identidades e experiências sociais enquanto sujeitos: caso do funk e do universo do crime. </p>

Referência(s)