Artigo Produção Nacional

Ascensão e Queda: O Download de Música na Internet nos Discursos do Portal G1 (2006 – 2013)

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Juliana de Alencar Viana,

Tópico(s)

ICT Impact and Policies

Resumo

Por vezes, algumas praticas culturais na internet foram consideradas licitas ou ilicitas, permitidas ou proibidas, transitando entre o prescrito e o imprevisto conforme os distintos interesses, sendo frequentemente objeto de disputa cultural e envolvendo relacoes de poder entre diferentes atores sociais como artistas, industria fonografica, governos e usuarios. Essas disputas podem ser silenciadas ou evidenciadas nos discursos das midias. Dessa forma, buscou-se investigar como o download de musica foi representado nos discursos do portal de noticias G1 entre os anos de 2006 a 2013. Foram reunidas, organizadas e analisadas 713 noticias, com auxilio do programa Nvivo10, segundo seus aspectos politicos, culturais, sociais e economicos. Nos aspectos politicos, apontamos os processos e condenacoes de usuarios, o fechamento de sites e redes de compartilhamento de musica; opiniao de artistas e novas legislacoes. Nos aspectos economicos, identificamos uma diversificacao da oferta de bens e servicos; liberacao de musica digital gratuita em troca de receitas de publicidade baseado em audiencia; incremento dos servicos de musica online e a emergencia de games musicais. Nos aspectos culturais, destacamos o remix , proprio da cultura digital e o tecnobrega , como outro modelo de producao, circulacao e consumo musical, alem de apontar articulacoes, disputas e relacoes entre o alternativo e o mainstream . Nos aspectos sociais, observamos permanencias e rupturas nas teias da reciprocidade e novas formas de interacao social pelo interesse musical. Nesse estudo, observou-se que nao ha uma unanimidade, nao ha consenso na abordagem politica dessa pratica, embora a repressao e punicao pautem a maior parte das noticias encontradas no G1 e tambem as acoes governamentais que tenderam, quase sempre, a criminalizar a pratica de download de musica em defesa do interesse economico das grandes gravadoras em detrimento do interesse e do bem comum. Percebe-se que pouco espaco foi dado aos elementos de contestacao ideologica, como iniciativas ciberativistas, em relacao a repressao do livre compartilhamento de dados. Neste panorama, o acesso aos bens digitais – que esta se tornando cada vez mais propriedade privada – pode representar as novas formas de inclusao e exclusao social em tempos de capitalismo cognitivo. Ainda se aborda o papel do consumo, frequentemente renovado na estruturacao de estilos de vida, de perfis identitarios e de comunidades de gosto que povoam as variadas redes de comunicacao, sociabilidade e negocios que permanecem produzindo temas de investigacao bastante produtivos cuja exploracao pelos Estudos do Lazer parece inesgotavel.

Referência(s)