Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Um Hermetismo como elemento fundamental do ocidente um paradoxo entre sua necessidade e sua rejeição

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2317-0476

Autores

Otávio Santana Vieira,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Esta dissertacao tem o objetivo de apresentar o Hermetismo nao somente como uma corrente filosofica antiga, mas como uma corrente de pensamento que rompe com a racionalidade classica grega, direcionando-o a uma visao filosofico-religiosa, ou a uma religiosidade filosofica, atraves de uma unificacao entre as doutrinas filosoficas e religiosas greco-egipcia. Os problemas filosoficos de ordem teorica sao contrapostos aos problemas acerca do divino e de uma experiencia com a divindade, em suma a uma “teologia”. O Hermetismo possui o patrono e fundador a figura mitica de Hermes Trismegistos, que sobreviveu conjuntamente com o Platonismo, o Medio-platonismo, o medio Estoicismo e o Aristotelismo ate a idade media gracas alguns canais de transmissao. O Hermetismo ressurgira com maior forca e furor no Renascimento, conformando ou apresentando uma revelacao primordial pre-crista chamada de prisca theologia ou primeira teologia. O Hermetismo se tornou no Renascimento o centro de um reavivamento ou reatualizacao do pensamento teologico-metafisico antigo que pretendia buscar uma nova maneira de interpretar o Cristianismo de entao. Desta forma foi a base de uma hermeneutica geradora de sentido e unificacao, alem de promovedora de afirmativas relacoes entre as filosofias e religioes, de diversidade e tolerância religiosa. Sera tambem a fonte de uma forma de pensamento chamada de esoterismo ocidental, funcionando com um dos motores culturais e presente na historia das ditas correntes esotericas posteriores ao sec. XV, apresentando-se conforme as mais atuais pesquisas da area como um conhecimento rejeitado na historia do ocidente. Sera entendido como elemento fundamental no sentido em que ele colaborou fortemente para o estabelecimento de um imaginario e de uma episteme no periodo do Renascimento, enquanto que sua estrutura epistemologica sobreviveu enquanto uma forma de pensamento, ao mesmo tempo em que foi rejeitado pela academia. Sendo assim, o Hermetismo possui, enquanto uma forma de pensamento, uma constituinte logica e epistemologica extremamente complexa e dinâmica a qual pode nos servir hoje enquanto socorro epistemologico e hermeneutico assim como ocorreu na Antiguidade frente a decadencia do racionalismo grego, e no Renascimento frente a necessidade de reforma na cristandade.

Referência(s)