Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias eleitorais de políticos negros no Brasil na era do marketing político

2016; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 21 Linguagem: Português

10.1590/0103-335220162109

ISSN

2178-4884

Autores

Cloves Luiz Pereira Oliveira,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Resumo Este artigo analisa as estratégias discursivas de Benedita da Silva e Celso Pitta nas campanhas às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. O trabalho traz uma reflexão sobre qual é a influência que a cor e/ou a identidade racial dos candidatos exercem na definição das estratégias discursivas dos políticos negros e de seus adversários nas campanhas. A pesquisa valeu-se da análise de conteúdo e de discurso de uma ampla base de dados composta pelas propagandas do HGPE, cobertura jornalística, documentos, depoimentos dos candidatos e dos seus consultores de marketing, conforme expressos em suas biografias, memórias e entrevistas. Trata-se de um trabalho que investiga como o marketing gerencia os desafios de adequar a imagem do(a) candidato(a) negro(a) às aspirações do eleitorado na sociedade brasileira.

Referência(s)