Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Adesão e aceitabilidade de cardápios da alimentação escolar do ensino fundamental de escolas de zona rural

2017; INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS; Volume: 20; Linguagem: Português

10.1590/1981-6723.11216

ISSN

1981-6723

Autores

Chirle de Oliveira Raphaelli, Luciana Diéguez Ferreira Passos, Shanda de Freitas Couto, Elizabete Helbig, Samanta Winck Madruga,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo A alimentação adequada e saudável em idade escolar é de fundamental importância, pois auxilia no crescimento, no desenvolvimento, na aprendizagem e no rendimento escolar. A alimentação escolar deve atender às necessidades nutricionais dos escolares e suas preferências alimentares. Objetivou-se avaliar a adesão e a aceitabilidade dos cardápios da alimentação escolar de município da zona rural. Um estudo transversal foi realizado em escolas municipais de Barão do Triunfo-RS, com 240 alunos, da pré-escola à oitava série. Foi aplicada a Escala Hedônica Facial e Verbal, e avaliados os índices de adesão e aceitação dos alunos com relação aos cardápios da alimentação escolar. A frequência da votação por meio da escala hedônica mostrou que 56,32% dos alunos gostaram extremamente da alimentação escolar e 22,42% gostaram moderadamente. A média de adesão dos cardápios nas escolas foi de 86,44% (DP ± 9,02) e a média de aceitação dos alunos em relação aos cardápios foi de 90,64% (DP ± 8,79). Observou-se que, ao se compararem os cardápios, os lanches obtiveram médias significativamente maiores no índice de adesão e de aceitabilidade em relação às refeições. Os índices de adesão e aceitação mostraram-se adequados em escolas da zona rural. É necessário implementar ações de educação alimentar e nutricional para valorizar a alimentação servida na escola.

Referência(s)