Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apoios à mulher/nutriz nas peças publicitárias da Semana Mundial da Amamentação

2017; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 70; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0034-7167-2016-0376

ISSN

1984-0446

Autores

Luciana Alves Moreira, Nina Velasco e Cruz, Francisca Márcia Pereira Linhares, Tatiane Gomes Guedes, Fernanda Demutti Pimpão Martins, Cleide Maria Pontes,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

RESUMO Objetivo: desvendar os apoios da rede social da mulher/nutriz nas peças publicitárias da Semana Mundial da Amamentação. Método: estudo descritivo, exploratório, documental, qualitativo. Desde a coleta até a análise dessas peças, foram adotados os passos metodológicos de Gemma Penn, fundamentados na semiologia de Roland Barthes. Os resultados foram interpretados pela teoria da Rede Social de Sanícola e dos cinco tipos de apoio: presencial, emocional, instrumental, informativo e autoapoio. Resultados: em nove peças publicitárias das 22 semanas mundiais da amamentação, identificou-se/identificaram-se ator(es) da rede social da mulher/nutriz. Em cinco delas, companheiro, avó e irmão demonstraram apoio emocional e presencial à amamentação. Percebeu-se o autoapoio em três cartazes; o apoio instrumental, em um cartaz; e o apoio informativo, em cartaz algum. Conclusão: os apoios desvendados em apenas cinco peças publicitárias incluíram: emocional, presencial, instrumental e autoapoio. Nas demais, não havia apoio. Em nenhuma delas, o conjunto dos apoios foi revelado.

Referência(s)