Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica

2017; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15536/thema.14.2017.268-288.404

ISSN

2177-2894

Autores

Aline Diesel, Alda Leila Santos Baldez, Silvana Neumann Martins,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este escrito constitui-se em um artigo de revisao, que tem como objetivo buscar pontos de convergencia entre as metodologias ativas de ensino e outras abordagens ja consagradas do âmbito da (re)significacao da pratica docente. Para tanto, realizou-se um estudo bibliografico das principais abordagens teoricas voltadas para os processos de ensino e de aprendizagem, pautados nas principais teorias de aprendizagem, como a aprendizagem pela interacao social, preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiencia, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-

Referência(s)