Artigo Produção Nacional

Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking

2016; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1809-4783

Autores

Cecílio Merlotti Rodas, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Silvana Drumond Monteiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A quantidade de paginas disponibilizadas na Web atingiu um tamanho tao grande que se tornou impossivel recuperar informacoes manualmente, necessitando-se de mecanismos que possam ajudar nesse processo. Nesse contexto, os mecanismos de busca podem ser considerados como uma importante categoria do ciberespaco, especialmente para a area da Ciencia da Informacao, porque diz respeito a organizacao do conhecimento nesse ambiente, de tal forma que o Google tem sido considerado a porta de entrada no ciberespaco. Isso evidencia a importância que as interfaces de tais mecanismos podem ter sobre o comportamento informacional das pessoas. Recentes pesquisas mostram que nos ultimos anos novos elementos contendo dados estruturados foram inseridos nas paginas de resultados do Google o que pode criar condicoes para mudancas no comportamento dos usuarios. Neste trabalho apresenta-se caracteristicas da tecnologia de eye tracking e seu uso em User Experience , com a apresentacao de alguns resultados obtidos por meio uma investigacao experimental, comparando o comportamento de usuarios diante das paginas de resultados do Google e Yahoo. Observou-se que nos testes com o Google os participantes precisaram de cerca de 30% a menos de tempo para se decidirem sobre a escolha do link . Acredita-se que os participantes podem ter sofrido influencia do elemento conhecido como rich snippet . Os resultados mostram que a interface foi capaz de influenciar o comportamento dos participantes quanto a escolha do melhor link , evidenciando a importância da apresentacao dos resultados no processo de tomada de decisao de seus usuarios.

Referência(s)