
Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking
2016; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1809-4783
AutoresCecílio Merlotti Rodas, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Silvana Drumond Monteiro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA quantidade de paginas disponibilizadas na Web atingiu um tamanho tao grande que se tornou impossivel recuperar informacoes manualmente, necessitando-se de mecanismos que possam ajudar nesse processo. Nesse contexto, os mecanismos de busca podem ser considerados como uma importante categoria do ciberespaco, especialmente para a area da Ciencia da Informacao, porque diz respeito a organizacao do conhecimento nesse ambiente, de tal forma que o Google tem sido considerado a porta de entrada no ciberespaco. Isso evidencia a importância que as interfaces de tais mecanismos podem ter sobre o comportamento informacional das pessoas. Recentes pesquisas mostram que nos ultimos anos novos elementos contendo dados estruturados foram inseridos nas paginas de resultados do Google o que pode criar condicoes para mudancas no comportamento dos usuarios. Neste trabalho apresenta-se caracteristicas da tecnologia de eye tracking e seu uso em User Experience , com a apresentacao de alguns resultados obtidos por meio uma investigacao experimental, comparando o comportamento de usuarios diante das paginas de resultados do Google e Yahoo. Observou-se que nos testes com o Google os participantes precisaram de cerca de 30% a menos de tempo para se decidirem sobre a escolha do link . Acredita-se que os participantes podem ter sofrido influencia do elemento conhecido como rich snippet . Os resultados mostram que a interface foi capaz de influenciar o comportamento dos participantes quanto a escolha do melhor link , evidenciando a importância da apresentacao dos resultados no processo de tomada de decisao de seus usuarios.
Referência(s)