Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Escola sem partido na Educação do Campo

2017; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24065/20177id183

ISSN

2237-9460

Autores

Maria Cristina dos Santos Bezerra, Luiz Bezerra Neto,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Desde o início da Idade Moderna, a escola carrega uma função social, qual seja? Ensinar, transmitir os conhecimentos construídos e acumulados pela sociedade ao longo da história da humanidade. Assim, a escola tem a função de transmitir o que de melhor a humanidade construiu em termos de ciências, filosofia, artes, linguagens, etc. O ensino da física, da matemática, da língua vernácula e das línguas estrangeiras é realizado nas escolas, bem como é nas escolas que se ensina fundamentos de filosofia, de sociologia, de psicologia, assim como história, geografia etc. Assim, a escola se transformou na principal agência de formação e transmissão de conhecimento e formação dos povos, independentemente da nacionalidade. Desde a Revolução Francesa, tem havido uma luta em defesa de uma escola que possa ser laica, republicana e que possa atender a todos com igualdade.

Referência(s)