DESENVOLVER HABILIDADES EMOCIONAIS NAS CRIANÇAS NORMAIS E COM DEFICIÊNCIA MENTAL DO 1.º CICLO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-7003
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDesenvolver competencias cognitivas e emocionais favorece a aprendizagem. Esta investigacao, de natureza qualitativa (estudo de caso), traz uma abordagem sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais em criancas escolares do 1.o CEB numa escola de C. Branco. A amostra subdivide-se em criancas normais (n1=10) e com deficiencia mental ligeira (n2=10), com idades entre nove e onze anos, a quem aplicamos os seguintes instrumentos de intervencao: ‘ Caixa das emocoes ’ com sessoes de atividades; prova ‘ Era uma vez… ’, de Teresa Fagulha, um conto selecionado com ficha avaliativa. O estudo, realizado em 2014, demonstrou que as criancas de n2, em geral, expressam emocoes do mesmo modo que o fazem as de n1, mas com dificuldades nos sentimentos de medo e de vergonha. Na manifestacao das emocoes, nao ha diferencas significativas entre as subamostras, embora as criancas (n2) refiram mais a fantasia, e menos, o realismo, quando comparadas com n1. No aspecto de autorregulacao, as criancas de n2 apresentam riso convulsivo e desvio do olhar. Palavras-chave: Habilidades sociais. Inteligencia emocional. Deficiencia mental. Educacao especial. Ensino basico.
Referência(s)